O Papel da Agricultura Sustentável

Já falamos bastante sobre as iniciativas do setor privado, nos Estados Unidos, procurando de formas diversas melhorar as condições de produção mais limpa de alimentos (General Mills) e regeneração do solo (Cargill). Iniciativas similares ocorrem na Europa. A procura de fato vai mais além na medida que se procura obter condições de sustentabilidade.

Nessa questão é importante realçar que a agricultura representa 12% do total das emissões de CO2 no mundo. O fato que é menos conhecido, é que a agricultura é o único setor produtivo que pode não apenas eliminar as citadas emissões  mas também capturar 8 gigatoneladas de CO2 por ano. Por essa razão, diversos especialistas enfatizam essa dupla realidade: a agricultura pode passar da condição de maior emissor de dióxido de carbono no globo para a qualidade de setor produtivo que pode absorver o maior volume de emissões. Dito de outra forma, pode chegar à condição de neutralidade em carbono (com redução a zero de suas emissões) e dali para a condição de negativa em carbono  (fazendo o papel de poço de absorção de CO2).

O gráfico do link abaixo reflete a projeção de emissões globais até o final do século. O caminho mais viável para que tal projeção possa transformar-se em realidade passa necessariamente pela regeneração do solo, de maneira a deixa-lo em condições de absorver o dióxido de carbono no processo natural de fotossíntese. Os esforços mencionados em posts anteriores procuram atingir esse objetivo, dentre outras formas mediante uso dos créditos de carbono de forma a estimular produtores agrícolas adotarem essa linha de operação.

Fonte:

https://medium.com/@BountifulAg/sustainable-agriculture-part-2-measuring-sustainability-df3fff48880a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *